Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aplicações WEB

Aplicações Web

A World Wide Web (WWW), é um projecto relacionado com a Internet que foi iniciado por engenheiro de software Tim Berners-Lee em 1989 no CERN (Centre Européen pour la Recherche Nucléaire) na Suíça.
O objectivo deste projecto é facultar aos utilizadores da Internet um mecanismo de aceder a informação distribuída na rede, conjugado com facilidade de hipertexto, de modo a criar um sistema global da informação. Originalmente, ele estava destinado ao uso da comunidade científica da High Energy Phisics (Física das Altas Energias), que estuda os componentes básios da matéria – protões, electrões, neutrões, etc. -, utilizando os aceleradores de partículas), mas disseminou-se mundialmente e tornou-se um sistema de uso global, sendo actualmente um repositório de milhares de localizações de informação e grupos de interesse.
Em 1994 foi anunciada a junção de esforços do CERN, (agora European Laboratory for Particle Phisics) e do MIT (Massachusetts Institute of Tecnology), no sentido de normalizar as especificações WWW, facilitando o seu uso nas actividades de desenvolvimento, de investigação e comerciais “World Wide Web”, foi primeiro navegador capaz de interpretar todo documento de Hipertexto e mostrar as devidas informações ao usuário. Estes documentos podem estar e forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.

A www (World Wide Web), que em português significa “Rede de alcance mundial”, é um sistema de documentos em hipermédia, que são interligados e executados pela internet.
Antes da Word Wide Web, a internet era apenas usada para o exército, para testes, estudos, troca de informações e arquivos, hoje é completamente diferente, as pessoas de todo mundo podem publicar tudo e mais alguma coisa sobre um determinado facto e ser acessado por várias pessoas em todo mundo.

O crescimento da internet e da World Wide Web provocou mudanças em muitos aspectos da nossa sociedade. A Web veio oferecer novas maneiras de fazer negócio e muitas organizações passaram a oferecer seus serviços e migrar seus sistemas para este ambiente. As aplicações Web apresentam características importantes que devem ser tratadas adequadamente por técnicas, métodos e processos da engenharia de software.

A Web ou WWW é considerada uma colecção de documentos distribuídos, referidos como páginas, localizados em computadores (denominados de servidores) de todo mundo.
Os servidores consistem em armazenar arquivos em hypertext markup language (HTML) e responder as solicitações.

Componentes normativas da Web

O termo Web services representa um guarda-chuva para o conjunto de normas que definem como descrever, publicar e utilizar determinado tipo de componente.
Estas normas podem ser:
Soap: um mecanismo (tipo RPC) para invocar métodos sincronicamente em componentes remotos.
WSDL: uma linguagem (tipo IDL do CORBA, mas agora escrita em XML) para descrever formalmente a interface de um serviço que é basicamente um conjunto de métodos agrupados num componente.
UDDI: um Web service predefinido que armazena as interfaces de outros Web services num repositório e disponibiliza essas interfaces publicamente.

Arquitectura do acesso aos servidores Web

A arquitectura Web permite que computadores distribuídos pelo planeta peçam (como cliente) ou forneçam (como servidor) informação. O suporte para esta possibilidade é um protocolo intitulado HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), os computadores são acedidos através de um sistema de endereçamento designado por URL (Uniform Resource Locator) e assim, um cliente acede com um software browser WWW através dos endereços URL.
O SOAP é o mais utilizado e viável, visto que tanto o WSDL como o UDDI apenas interessam aos técnicos que vão construir e utilizar Web services e para além disso não são actualmente muito utilizados.

Aplicabilidade ou funções da Web
Permite que:
Se manipule apenas uma requisição http;
Se aceite e analise a requisição http;
Se obtenha o arquivo solicitado do sistema do arquivo do servidor;
Se crie uma mensagem de resposta http consistindo no arquivo requisitado precedido de linhas de cabeçalho;
Se envie a resposta directamente ao cliente.

Acesso a informação na Web

Uma das acções mais importantes normalmente realizadas na Web é pesquisar informação, seja ela relacionada com um produto a adquirir, com os concorrentes de uma determinada empresa ou com um trabalho de investigação a ser realizado. A questão fundamental é saber encontrar, de forma rápida, a informação relevante sobre o assunto pretendido.
Para auxiliar o processo de busca de informação neste vasto campo, o utilizador tem a sua disposição os chamados “motores de pesquisa” ou seja “search engines”( na língua inglesa).
Nestes motores de pesquisa, a busca de informação pode ser feita de forma simples ou avançada, segundo os critérios de cada utilizador, portanto o autor sugere que as pesquisas sejam feitas de forma rigorosa ou seja, (indicando mais de uma palavra) e eventualmente, o próprio idioma em que pretende os documento.

Ele é feito, através de programas denominados browsers, é feito em ambiente gráfico, cuja lógica de funcionamento segue os sistemas operativos e aplicações actuais (utilização do rato, barras de botões, menus). A informação esta organizada sobre a forma de páginas em hipertexto (HTML- Hypertext Markup Language), que facilitam a interactividade com o utilizador. Este desloca-se rapidamente entre páginas diferentes, de diferentes servidores, através de conjunto de textos ou imagens que representam ligações para outros conjuntos de informação (hypertext links). A utilização da capacidade multimédia;



Dos inúmeros search engines, podemos destacar os seguintes:

Google (www.google.com), com maior percentagem de pesquisas em páginas da internet; o Yahoo (www.yahoo.com), MSN (search.msn.com) e também o Sapo (www.sapo.pt).

Vantagens da plataforma Web
Flexibilidade e Mobilidade: A facilidade da Web é uma vantagem que proporciona resultados significativos para os utilizadores devido ao crescimento e a popularização da Internet, nenhuma entidade (pessoa ou qualquer outro utilizador) deve estar fixa somente a um sistema.
Desvantagens da plataforma Web
Manutenção: Esse é um dos factores que representam maior custo para as empresas. Ter um mesmo software instalado em várias áreas de trabalho gera uma carga de trabalho grande, além de aumentar substancialmente a possibilidade de erros e problemas. Através do sistema Web, esse problema passa a ser inexistente uma vez que basta acessar via browser.Segurança: O uso de software instalado em várias máquinas também gera um problema de segurança para as empresas, pois demanda um controle mais detalhado, sujeito a falhas. A possibilidade de o usuário ter acesso físico às máquinas permite que sejam feitas alterações indesejáveis, podendo assim comprometer a qualidade do sistema.
Web Semântica

A Web Semântica é a nova versão da Web que está em desenvolvimento, através de projectos como o Scorpion1 e o Desire2. Estes projectos buscam organizar o conhecimento armazenado em seus arquivos e páginas Web, prometendo a compreensão da linguagem humana pelas máquinas na recuperação da informação, sem que o usuário precise dominar refinadas estratégias de buscas. O artigo apresenta o padrão de meta dado Dublin Core como o padrão mais utilizado actualmente pelas comunidades desenvolvedoras de projectos na área da Web Semântica e aborda o RDF como estrutura indicada pelos visionários desta nova Web para desenvolver esquemas semânticos na representação da informação disponibilizada via rede, bem como o XML enquanto linguagem de marcação de dados estruturados. Revela a necessidade de melhorias na organização da informação no cenário brasileiro de indexação electrónica a fim de que o mesmo possa acompanhar o novo paradigma da recuperação da informação e organização do conhecimento.

Inter-relações das aplicações Web

No âmbito da realidade virtual, a linguagem VRML – Virtual Reality Modeling Language, assume-se hoje como a linguagem standard de criação de mundos virtuais tridimensionais, possíveis de serem partilhados através da World Wide Web. O crescente desenvolvimento da VRML irá trazer á internet um novo e muito mais poderoso nível de interacção entre os utilizadores (e entre estes e a informação), com interfaces 3D multimédia (constituídos por inúmeros objectos, animação, sons e vídeo, nitidamente centrados no utilizador.


Conclusão

Para finalizar, importa realçar que a Web surgiu para enaltecer a importância da internet e, trouxe consigo uma gama de soluções que revolucionaram o mundo no concernente á globalização, desenvolvimento das empresas disseminação e acesso da informação. Trouxe também intercâmbio e competitividade entre as diversas áreas, na medida em que a mesma traz a possibilidade de pesquisas, compras e vendas dos produtos e, para isso torna-se importante que as mesmas usem determinados aplicativos no exercício dos seus serviços.


Referências Bibliográficas

SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação. 5ªed actualizada, Lisboa (sede). Pp. 182-188


MIGUEL, Mira da Silva at all. Comércio electrónico na Net.2ªed. actualizada.


MIGUEL, Mira da Silva. Integração de Sistemas de Informação. Editora FCA-Informática. Lisboa. 2003.


ALBERTIN, Alberto Luíz. Comércio electrónico. São Paulo. Editora Atlas S.A. 5ªed.2004


KUROSE, James F. ; ROSS. Keith W. Redes de computador e a Internet. Uma abordagem top-down .Editora Afiliada. São Paulo. 3ª Ed. 2006




Docente: Horácio Zimba

Discentes:
Correia da Cruz
Fátima Pais
Ernesto Saete













Nenhum comentário:

Postar um comentário