Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

desenvolvimento das TICs

Escola de Comunicação e Artes
Docente: Dr. Horácio Zimba Discente: Gildo Carlos Macie

Introducao
O mundo apresenta hoje grandes progressos tecnológicos que o possibilitam estar ligado como uma única comunidade global, esse desenvolvimento respeita sucessivos dinamismos à medida em que se avança, pois versões mais actualizadas daquilo que foi outrora criado vão se desabrochando, em linhas gerais iremos apresentar alguns acontecimentos que marcam os passos do desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação desde 1900 até à actualidade.

A partir de 1900 os avanços na tecnologia de tubo de vácuo, desenvolvidos pelo professor inglês John Ambrose Fleming e pelo inventor norte-americano Lee De Forest, tornou possível modular e amplificar sinais sem fio para o envio de transmissões de voz, em 1915 a American Telephone & Telegraph Company transmitiu uma mensagem vocal por rádio entre os Estados Unidos e a França
Em 1901 Marconi construiu o primeiro transmissor telegráfico transoceânico, com uma ligação de 3.200 km, entre Poldhu, na Cornualha, Inglaterra, e St. John, em Terra Nova, Canadá.
Em 1907, Margaretha Geertruida Zelle trabalhou como espiã para a Alemanha e durante a I Guerra Mundial revelou segredos militares. Nos Estados Unidos, a Agência Central de Inteligência, CIA, continua sendo o eixo de um elaborado sistema formado por uma série de organizações diferentes fortimente equipadas em tecnologias. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), criou-se o primeiro computador digital totalmente eletrônico, chamado Colossus que era utilizado para decodificar as mensagens de rádio cifradas dos alemães, a informação era armazenada em forma de dados, em cartões perfurados.
Durante a guerra fria, nos anos 60, começa uma grande uma grande competição entre a URSS e os EUA pela corrida espacial e em 1969 Neil Armstrong, comandante da missão lunar Apolo 11, foi o primeiro ser humano a pisar a Lua. Desde a década de 1970, surgem os primeiros robôs a fazerem tarefas humanas.
Em 1972, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Traf-O-Data, uma empresa que criava e construía máquinas computadorizadas para contagem de carros em análises do tráfego, usaram o microprocessador programável 8008 da Intel Corporation. Em 1973 foi desenvolvido o protocolo Internet (IP) e o protocolo de controle de transmissão (TCP).
Gates fundou a Microsoft em 1975 e junto com Paul Allen desenvolveram uma versão da linguagem de programação Basic para o Altair 8800, o primeiro computador portátil, surge então o MS-DOS, que é um sistema operacional monotarefa e monousuário, com uma interface não gráfica, de linha de comandos (prompt), tendo sido amplamente utilizado nos computadores pessoais das famílias IBM PC XT e AT. Após esta fase surgem as primeiras versões de Windows, o Windows 3.1, logo substituído pelo Windows 3.11. Essas versões ainda dependiam do sistema operacional MS-DOS. O Windows 95, versão seguinte lançada sob muita expectativa, foi apresentado na forma de sistema operacional, tornando o Windows independente do DOS e ainda mantendo compatibilidade com as versões anteriores. O surgimento do Windows 98 mostrou uma tendência em unificar os sistemas para computadores pessoais e para redes, o que foi finalmente concretizado com o lançamento do Windows 2000, seguiram várias versões de windows até ao Windows 2007. Actualmente encontramos tecnologias como a fibra óptica, o flash, o acesso à internet pelo celular, o webcam e muitas outras.
Conclusão
Um inviduo que almeja algum desenvolvimento deve obrigatoriamente aliar˗se às tecnologias de informação e comunicação e o mesmo desafio coloca˗se ao profissional da informação.

Bibliografia
Bill Gates. Estrada do futuro.1995
Enciclopédia Microsoft Encarta. 1993-2001 Microsoft Corporation.
www.google.com/schollar/novas tecnologias de informação e comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário