Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das novas tecnologias de informação e comunicação


BREVE HISTORIAL E/OU EVOLUÇÃO DAS NOVAS TICs
Desde que o Homem se viu confrontado com a necessidade de realizar de forma fiável um tratamento de dados, surgiu um conjunto de dispositivos e invenções mecânicas para facilitar essa tarefa.
A realização de cálculos artiméticos foi uma das primeiras necessidades de tratamento de dados. O mais antigo instrumento para realizar cálculos de natureza supra-referida é o Ábaco, cuja origem remota a cerca de 3000 a.c, no Médio Oriente. De referir que, ainda hoje, este instrumento é usado em remotas regiões do Oriente e de África, com demasida eficácia no cálculo das famosas e básicas quatro operações. (SOUSA, 2005:78)
E, porque o maior propósito do presente trabalho é abordar as vicissitudes tecnológicas ápartir do séc. XX aos últimos eventos do presente século, faz se imperioso salientar que as patentes das primeiras máquinas de mecanografia são registadas nos EUA em 1907 e na Europa em 1924 através do Engenheiro norueguês, Frederik Bull. Este, cedeu depóis a sua patente á firma francesa das máquinas Bull.
A indústria militar, ansiosa em aperfeiçoar a tecnologia para manter o seu domínio sobre os inimigos, chegou à novas descobertas. Os Engenheiros alemãos, aperfeiçoaram as invencões anteriores para produzirem, em 1942 a primeira calculadora electrónica baptizada por Z3, tratava-se de uma máquina que comportava 1500 válvulas. Do Z3, evoluiu se para um modelo mais aperfeicoado, o Z4, o qual foi usado para calcular os planos de aviões de fábrica Heuschel.
Em 1947, o matemático e físico húngaro, naturalizado norte-americano, John Von Neumann (1903-1957), lancou uma máquina que com base num encadeamento de instruções, era capaz de chamar dados armazenados na memória central sem ser obrigada a seguir uma ordem rigorosa. Esta máquina, foi baptizada de Date processing Machine.
O advento da informática e da internet, quebrou o princípio de “tábua rasa”, isto é, o possibilidade de acesso à informacão é igualitária nas relações de pai-filho, professor-estudante, Director-operário, etc. E, em Moçambique em particular, essa nova forma de estar no mundo, começou a ganhar terreno logo após a independência nacional e agudizado pela queda dos precos de softwers e hardwers no mercado internacional. (MATUSSE, 2003)






APLICACÃO DAS TICs NAS UNIDADES DE INFORMACÃO
As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC`s) compreendêm uma grande variedade de bens e serviços associados ao tratamento, procesamento e armazenamento de informação que são consideradas como um tipo especial de tecnologia que, na actualidade, disponibiliza grande parte das informações que consumimos enquanto os usuários se beneficiam também.
No desenvolvimento tecnológico que é presenciado actualmente provocado pela evolução da microeletrônica e da telecomunicação é acelerado à partir da introdução das novas tecnologias de informação e comunicação.
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam ao bibliotecário de referência prestar serviços aos usuàrios remotamente sem que o usuário esteja presente na unidade de informação fisicamente, através do serviço de referência virtual que é o mecanismo pelo qual as pessoas podem enviar. No contexto da nova sociedade, encontra-se na opinião de Borges (1995), no deslocamento do paradigma da sociedade industrial para a sociedade da informação, a economia nacional para a mundial é de centralização para descentralização de poderes e tomada de decisão.
Os profissionais da informação, já constituem a maior forca de trabalho, e a proporcão de trabalhodores em actividades ligadas à informação mais do dobrou no curto espaco de tempo de uma geracão. (Dordick e Wang, 1993)

BIBLIOGRAFIAS USADAS
BORGES, Maria Alice Magalhães. Profissional da informação e tecnologias de informação e comunicação. São paulo. 2000
COELHO, Pedro. Internet em Windows 95 e 3.1. Lisboa. 1996
MATUSSE, Renato. Histótia de informática em Moçambique. Maputo. 2003
SOUSA, Sergio. Tecnologias de informação. Lisboa.2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário