Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das Tecnologias de Comunicação e Informação
Introdução
Segundo Gadelha (2011), “apesar dos computadores eletrônicos terem efectivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos”. Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efectuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia nessa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. O surgimento do computador esta intrisicamente ligado ao fenômeno de desenvolvimento de máquinas (mecânicas) de calculos que tinham como finalidade facilitar tarefas de cunho administrativo nos mais diversos quadrantes sociais inclusive o militar.
O primeiro computador teria surgido em 1822, no entanto Charles Babbage teve sua bolsa de pesquisa cancelada e não pôde terminar a sua maquina da diferença (STRAUBHAAR, LA ROSE, 2004). Contudo o protótipo da maquina de Babbage, viria a influenciar a lógica de produção das outras gerações de calculadoras análogas, como é o caso da maquina do americano Hermann Hollerith em 1890, que ficou conhecida como o primeiro computador mecânico. O desenvolvimento e aplicação da maquina de Hollerith, chama atenção a possibilidade de uso do computador em diversas áreas de interesse social, sendo que a partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por elétricas por forma a torna-lo mais funcional. Em resposta as pesquisas efectuadas surge o Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador eletromecânico capaz de efetuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um cálculo, funciona na base de um conjunto de válvulas. Durante as hostilidades da II guerra mundial, surge o primeiro computador digital e completamente electrônico e funcional, o Colossus projectado pelo serviço secreto britânico para decifrar os códigos nazistas (STRAUBHAAR, LA ROSE, 2004). É ainda dentro das pretensões militares que em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), com vista a dar surporte ao Colossus, mas a falta de material impossibilita a sua participação na guerra que já tinha sido ganha pelo Colossus. O Eniac foi o primeiro computador eletrônico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. O Eniac contém a arquitetura básica de um computador, empregada até hoje Gadelha (2011).
A invenção do transistor, em 1947, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas. O tamanho e o preço dos computadores começa a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips, responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos eletrônicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central – tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.
Em 1981, a IBM lança o seu PC (Personal Computer), que se torna um sucesso comercial. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft. Na época, Bill Gates , o dono da Microsoft, convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa. Isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes. Posteriormente, os PCs passam a usar microprocessadores cada vez mais potentes: 286, 386SX, 386DX, 486SX, 486DX. O Pentium, que surge nos anos 90, é atualmente o processador mais avançado usado em PCs. O único micro a fazer frente aos PCs é o Macintosh, lançado em 1984, que revoluciona o mercado ao promover o uso de ícones e do mouse. No ano seguinte, a Microsoft lança a interface gráfica Windows, adaptando para os PCs o uso de ícones e do mouse. O Windows só alcança sucesso a partir de 90, com a versão 3.0. A nova versão, lançada em 1995, totaliza 45,8 milhões de usuários registrados pela Microsoft em dezembro de 1996.
A Internet surge nos Estados Unidos na década de 60, época da Guerra Fria, como uma rede de informações militares que interliga centros de comando e de pesquisa bélica. Para atender à necessidade militar de proteger os sistemas de defesa do país no caso de um ataque nuclear, a rede não tem um "centro" que sirva de alvo principal ao inimigo. Nos anos 70, a rede começa a ser utilizada pela comunidade acadêmica mundial e, em 1975, são feitas as primeiras ligações internacionais. Nesse período, os computadores conectados não passavam de 200.
Entre a década de 80 e o início dos anos 90, a rede é aperfeiçoada: começam a surgir os serviços que dão à Internet sua feição atual. O principal deles é a World Wide Web (WWW), lançado em 1991, que viabiliza a transmissão de imagens, som e vídeo pela grande rede. Até então, só circulavam textos pela Internet por meio de um software chamado Gopher. Com a WWW, a Internet se populariza entre os usuários comuns de computadores. Nesta época surgem os provedores de acesso, empresas comerciais que vendem aos clientes o acesso para "navegar" na Internet. Em 1995, o número de provedores em todo o mundo é de 6,6 milhões.
A partir de 1994, a Internet amplia suas funções: além de ser uma rede de circulação de informações, mas torna-se um meio de comercialização de produtos e serviços. É o início do comércio eletrônico. Apesar desse comércio ainda ser incipiente, é possível, por exemplo, comprar CDs, livros e programas de computador. Com o surgimento da internent, os computadores deixam de ser simples ferramentas de produção de informação, passam a ser mediadores simbólicos que expandem a capacidade intelectual em larga escala (Bill Gates).
O primeiro contacto interdisciplinar entre as TICs e a Ciência da Informação, é datada da década de 50, quando a surge o microfilme e a IBM introduz os seus cartões perfurados usados na indexação (SARACEVIC). Esse foi o marco das primeiras discussões acerca da informatização de sistemas de informação. Outra possibilidade do uso das tecnologias de comunicação e informação é evidenciada pela incorporação de linguagens artificiais nos computadores por forma a permitir a comunicação entre os bancos e bases de dados, bem como o uso da inteligência artificial para o tratamento documental através da incorporação de formatos padronizados (formato MARC).
Bibliografia
Comunicação, mídia e tecnologia/ Joseph Straubhaar; Robert La Rose; tradução José Antonio Lacerda Duarte; revisão técnica Luís Guilherme Duarte. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004
PERSONA, marcelo filipe; alves Isabel teresa. História da Internet: origens Do E-Governo no Brasil. 2011. Disponível em() acessado 30 de julho de 2011
GADELHA, Júlia. A evolução dos computadores. Disponivel em (http://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html). Acessado em 30 de julho de 2011
ROCIO, Vitor. Tecnologias da informação e comunicação. Disponível em () acessado em ‎4‎ de ‎Agosto‎ de ‎2011, ‏‎13:21:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário