Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

evolução das tecnologias de informação e comunicação

Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação

Nos últimos 45 Anos

Antes mesmo de conceituar as Tics è importante salientar que a sua evolução até a sociedade actual em que vivemos está voltada a uma tendência para uma capital importância cada vez mais acentuada na proporção mais rápida que o sistema oferece no que tem a ver com o acesso rápido e personalizado à informação diversificada, sem olhar para o lugar e o momento em que nos encontramos, ou seja as tecnologias de informação estão sempre patentes em qualquer actividade e situações em que nos encontramos inseridos. Entretanto è de salutar que o uso destas podem nos trazer inúmeros benefícios se para o bem forem usados, assim como podem constituir-se em maléficos quando usados para o fabrico de armas letais para o próprio fim do homem, a titulo de exemplo o fabrico de armas de destruição maciça que alguns países produzem para fins belicistas, Bem como na poluição atmosférica que algumas tecnologias provocam. O que de certa maneira o tornam propenso a inúmeras doenças com destaque para o cancro. Portanto são várias as vantagens e desvantagens que as Tecnologias nos oferecem. Contudo neste pequeno comentário importa cingir a evolução das tecnologias no papel que prestam as unidades de Informação tendo em conta que jogam um papel muito importante a medida que vão condicionar a realização das actividades sem maior redundância; possibilitando também o tratamento da informação, sua rápida recuperação, assim como facilitam o acesso a ela, a partir do momento que estabelecem a comunicação entre o profissional e usuário. Olhando ainda para aplicação de Softwares padronizados que vão tornar possível os serviços técnicos como catalogação e indexação sem elevação dos custos. Isto vem tornar a vida profissional mais facilitada pôs haverá mais a aquisição, armazenamento, processamento, disseminação de informação conducente à criação ou produção de conhecimentos para a satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas. Porém esses todos feitos são possíveis graças a evolução da tecnologia.

O conceito das Ti surge como conjunto de conhecimentos, reflectidos quer em equipamentos e programas, quer na sua criação e utilização a nível pessoal e empresarial (SOUSA.1997)

Antecedentes históricos

A evolução das tecnologias está intimamente ligada ao computador por ser um elemento em relação ao qual existe maior interacção com a componente humana das organizações e também por ser único meio electrónico de comunicação que suporta todo tipo de informação possível de digitar o que inclui desde tradicionais documentos do texto á análises matemáticas e financeiras passando para as imagens de áudio e vídeo. Donde destaca-se alguns eventos como as datas entre de 1939-1951 quando surgem os 1ºs computadores assim como aponta-se para o surgimento de uma máquina electromecânica resultante da colaboração entre a Universidade de Harvard a IBM e a Marinha dos EUA. 1957-1964 Surgem os transístores contendo linguagens de programação e a utilização de discos magnéticos e assim como ponta-se também para o ano de 1970 como o ano em que è criada a rede da Internet pela defesa Americana a mesma terá se expandido para inúmeros usuários tendo como primeiros beneficiários um circulo Universitário, hoje Internet è quase que “campeã” em termos de comunicação chegando mesmo a cobrir todo o Mundo. Como a tecnologia está em constante avanço o computador vai tendo várias formas em termos de porte chegando até a caber no bolso, referência vai para PALM TOPS. Está uma tecnologia que possibilita de forma simples e personalizada aceder e gerir a informação pessoal em termos de contactos, tarefas, reuniões e criação de pequenas notas. De referir que esta foi também sofrendo transformações em múltiplos modelos. Onde vão surgir os Newton Messa que também E um tipo de tecnologia que surgem 1993 possibilitando também a gestão da informação pessoal, de comunicação e permite envio de fax e correio electrónico destaque vai também para a invenção de Protocolos como BLutooTh que funciona sem fios em substituição aos infravermelhos estes são baseados nas emissões de rádio, e permite a comunicação entre dispositivos sem que seja necessário um alinhamento, ainda temos os Modems que possibilitam a ligação a Internet que seja para o acesso a Web, quer seja para o acesso via correio electrónico, è também notório nos dias de hoje a evolução de telemóveis ou celulares que possibilitam a comunicação se bem que estão adaptados a realizar qualquer tarefa que um computador realiza.

FRANCO, Fernando e MARTINS Óscar. Palm tops: Lisboa FCA-editora de Informática

Abril 2003.

SOUSA, Sérgio. Tecnologia de Informação: Lisboa FCA-editora de Informática. 5ªed. 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário