Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação

Conforme a definição da União Europeia (apud BRUN e MOLERI, 2010), o termo TIC’S faz referência a uma ampla diversidade de serviços, aplicações e tecnologias que utilizam diversos tipos de equipamentos e de programas informáticos e que as vezes são transmitidos por meio de redes de telecomunicações. Fazem parte das TIC’S, a televisão, o telefone, a rádio, o computador, o cellular, o modem, a internet, etc.
Alguns desses dispositivos, foram importantes marcos no processo da evolução das TIC’S, como o caso do rádio inventado em 1986, pelo italiano Gugliermo Marconi, conforme Straubhaar e Larosse (2004) referenciam.
Apartir das décadas 20 e 30, o rádio passou a ter uma concorrente, pois segundo os autores abocado citados, surgiu a televisão graças a Philo Fornsworth e Allen Dumont.
Destaca-se um outro invento, o computador. Conforme Sousa (1994), os primeiros computadores surgem entre 1939 e 1951, mas foi em 1946 na Universidade de Pensilvânia que é construído o primeiro computador electrónico – Electronic Numerical Integrator and Calculator – ENIAC, que pesava cerca de 30 toneladas e usava 18 000 válvulas. Esta foi a Primeira geração de computadores.
Segundo Straubhaar e Larosse (2004), entre 1959 e 1964 surge a Segunda geração de computadores, que possuíam o transistor substituíndo assim as válvulas por. Entre 1964 e 1972, surge a Terceira geração, onde o computador é caracterizado por ter milhares de componentes electrónicos num único chip; A Quarta geração surge entre 1972 até aos dias de hoje, onde o computador usava Integração em Larga Escala (VLSI), milhares de componentes num diminuto chip; a Quinta geração surge em 1979 até ao presente, temos computadores que usam unidades múltiplas de processamento capazes de realizar diversas tarefas em simultâneo. Ainda Segundo estes autores, outro evento importante foi o surgimento da internet, desenvolvido em 1966 pela ARPANET (Advanced Research Projects Agency), que tinha por função liderar as pesquisas de ciência e tecnologia aplicáveis às forças armadas dos EUA. Ainda conforme estes autores, a maior inovação da ARPANET, foi um meio de transmitir dados em longas distâncias de uma forma que não exigia conexões dedicadas entre cada e todos os pontos da rede. Com essa invenção, os computadores foram adicionados a ela. No resto da década de 70, a ARPANET desenvolveu-se e tornou-se INTERNET, baseda na ideia de que várias redes indepentes trocariam pacotes, mas incluíndo redes de satélites, rádio e mais.
Com a ideia de que internet é aberta para qualquer computador ou rede que deseja se comunicar, criou-se o TCP/IP, um protocolo de comunicação.
Na década de 90 surge a WWW(World Wide Web) inventada por Tim Beners-Lee, esta permitiu o acesso rápido, fácil e produtivo na rede. A explosão da rede foi tanta que os seus usuários já não eram apenas universidades, mas também empresas e pessoas físicas.
Ao redor 2004 até ao presente, em substituição da Web 1. 0, surge a Web 2. 0 inventada pela empresa americana O’Relly Media. Esta consiste num conjunto de aplicações da Web que vieram facilitar a paritilha de informação, interoperactividade e participação na WWW. Graças a ela é possivel partilhar textos, criar dicionários, etc.
Assim como as universidades, pessoas físicas, empresas, as unidades de informação (Biblioteca, Arquivo e Centros de Informação ou Documentação) tem feito uso das tecnologias de informação e comunicação, pois a internet permitiu o aumento da oferta de produtos e serviços de informação aos usuários.
Graças as TICS, as unidades de informação podem com facilidade e rapidez fazer a recuperação da informação. Como o caso do catálogo electrónico, ou melhor, a bases de dados, por exemplo: o Millenium, usado na Biblioteca Central Brazão Mazula na UEM – Universidade Eduardo Mondlane.
Hoje em dia existem websites das unidades de informação, permitindo com que o usuário tenha informação sobre a instituição, os serviços, as colecções, os eventos existentes na Biblioteca, Arquivo e Centro de Informação ou Documentação.
Portanto, hoje em dia nehuma área foge das TIC’S, pois elas estão presentes em todo lado e são realmente úteis.



Bibliografia:

STRAUBHAAR, Joseph; LAROSE. Comunicacao, Midia e Tecnologia. Sao Paulo. Camara Brasileira do Livro.2004. p.54-56, 95, 152-153, 183-221

SOUSA, Sérgio. Computadores para todos nós. FCA Editora de Informática. 1994. p.6-9

AMARAL, Sueli Angélica do Amaral; GUIMARÃES, Tatiara Paranhos. Websites de Unidades de Informação como Ferramentas de Comunicação com seus Públicos. Ci. Inf., Florianópolis, n. 26, 2º sem.2008. Disponível em: <
http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/147/14712794011.pdf> Acesso em: 05 Agos. 2011

BRUN, Fernando; MOLERI, Jorge. As TIC, Inovação e Conhecimento: Estratégias, Políticas Públicas e Boas práticas. 2010. Dispnível em: . Acesso em: 05 Ago. 2011



Elaborado por EVANS HUMBERTO KHOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário