Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das tecnologias de informação e comunicação
Desde os primórdios da evolução humana, o homem sempre estabeleceu relações com seu semelhantes, relações essas, despertaram-no para a necessidade de comunicar-se e informar-se, processo que não se afigurava fácil para as dificuldades que se viviam na época, se estabelecermos uma analise comparativa com a actualidade. A necessidade de contrapor esse cenário, associada as novas e cada vez maiores demandas pela informação, seja ela oral, escrita, audiovisual ou multimédia, pelos sectores científicos, públicos e ate pelo cidadão comum, pode ser considerada como um dos primeiros passos para o surgimento das TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, que podem ser entendidas como mecanismos, instrumentos ou suportes que consistem no uso tecnologias manuais ou electrónicas automatizadas para a colecção, tratamento, organização e disseminação da informação. Exemplos: livro, rádio, televisão, computador, telefone, satélite, etc.
No último período, meio século, estas tecnologias (com destaque para as de computação, nosso campo de interesse), registaram um grande avanço, naquilo que ficou conhecido como terceira geração, que e fundamentalmente caracterizado pela redução dos tamanhos da instalações, já que a construção dos mesmos passou a basear-se no emprego de circuitos integrados (componentes de computadores com milhares de circuitos presos em pequeníssimas fatias de silício), cerca de 20 000 componentes em uma superfície de 25mm2. Os técnicos não mais colocavam cada componente em uma placa de circuito, armados de ferros de soldar e alicates, e passaram a usar metal fundido para fixa-los no lugar (2004). No mesmo período os custos de energia e o aquecimento das maquinas diminuíram drasticamente, e eram os únicos com capacidade de rodar múltiplos programas em simultâneo, o modelo 360 do IBM, foi o mais destacado.
A seguir a este período, predominou a quarta geração, que abarca o período desde 1975, até aos nossos dias e caracterizado pela continuação do uso da (VERY LARGE SCALE INTEGRATION, VLSI), mas neste período muito mais aperfeiçoada, o que culminou com a integração de circuitos de computadores inteiros em um pequeno chip, e é neste período em que surge a base para a o primeiro computador pessoal, o chip Intel 4004. Este período deve ser o que mais contribuiu para a popularização do computador, visto que com o aparecimento do microcomputador ou computador pessoal ultrapassou-se a bareira de tempo e espaço, alcançando todos os cantos do mundo, e aplicando-se o computador em todas as esferas da vida humana, surgiram milhares de softwares, muito com o auxilio da Microsoft de Bill Gates (embondeiro da informática) e da própria IBM, bem como da industria Russa e japonesa.
Este primeiro computador operado pelo MS-DOS, desenvolvido pela Microsoft. Neste periodo, Gates, proprietario, convence a IBM e outras companhias a impementarem o seu sistema operacional, sendo assim o seu software podia correr em micros de diversos fabricantes, por isso os computadores, passaram a usar microprocessadores com mais pontência. Ex: 386SX, 386DX, 486SX, 486DX. Em 1990, surge o pentium, que é atualmente o processador mais avançado usado em computadores. O único micro pc a que faz frente aos computadores é o Macintosh, de 1984, que deu outra face ao mercado possibilitando o uso de ícones e do mouse. Faz-se necessário também destacar o papel que a internet desempeanhou no avanço tecnológico, surgida nos meandros da guerra fria, nos EUA, era especialmente dedicada a fins militares, porém nos anos 70 ela começa a ser usada para finas académicos, sendo que em 1975 começa-se a efectuar as primeiras ligações internacionais, entre a década de 80 e 90 a rede é aperfeiçoada e são lançados serviços que atribuem-na a afeição actual. Em 1991 é lançado o protocolo World Wide Web (WWW), que vem viabilizar a transmissão e fornecimento de vários dados e serviços actualmente conhecidos.
A primeira relação entre as TICs e a Ciência da Informação, é datada da década de 50, quando a surge o microfilme e a IBM introduz os seus cartões perfurados usados na indexação. Esse foi o marco das primeiras discussões acerca da automação. Uma outra possibilidade do uso destas tecnologias é evidenciada pela incorporação de computadores e seus acessórios, bem como o uso da inteligência artificial para o tratamento documental em seus vários estágios, principalmente no que diz respeito a automação e informatização de processos, como a concepção de sistemas de armazenamento e gestão da informação (SGIT, SGBD), bem como dos respectivos protocolos (MARC), com o objectivo de possibilitar a disseminação e o rápido acesso à informação por parte dos interessados. As tecnologias possibilitaram também a necessidade de mudar-se de paradigma na forma de estar dos profissionais desta área, na medida em que, para que estes não andem a reboque destas, estes precisam de cada vez mais apostar na formação para que saibam interpretar e explorar as novas e poderosas ferramentas que lhes são disponibilizados.
Bibliografia:
Comunicação, mídia e tecnologia/ Joseph Straubhaar; Robert La Rose; tradução José Antonio Lacerda Duarte; revisão técnica Luís Guilherme Duarte. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004
PERSONA, marcelo filipe; alves Isabel teresa. História da Internet: origens Do E-Governo no Brasil. 2011. Disponível em() acessado 30 de julho de 2011
GADELHA, Júlia. A evolução dos computadores. Disponivel em (http://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html). Acessado em 30 de julho de 2011
Mangue.Manuel Valente. Consolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias da África do Sul, Brasil e Moçambique / Manuel Valente Mangue. - Belo Horizonte, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário