Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução das TIC, apartir de 1900.

Nos últimos 100 anos as tecnologias em geral e as TIC em particular desenvolveram-se de tal forma que não enxiste área da nossa vida que não tenha sido modificada: a saúde, a educação, o desporto, lazer, a vida doméstica, a política, a economia, a comunicação, etc. Sofreram profundas alterações e mudaram a nossa própria forma de estar no mundo.
A existência do computador remota a anos, mas como maquína de fazer cálculos manualmente. O primeiro computador mecânico, segundo Gadelha (2011) , foi desenvolvido por Hermamn Hollerinth. O Marc I (calculador automático seleciondo) tem as suas bases nesse modelo , foi criado entre 1937 a 1947, consistiu na sistemática substituição das peças mecânicas (do modelo de Herman) por electrónicas tornado-se desse jeito no primeiro computador electrónico capaz de efectuar cálculos mais complexos sem a interferência do homem, medindo por volta de 15 m x 2, 5m e demorando 11 segundos para executar um cálculo (Gadelha 2011). Era um produto financiado pela IBM (Straubhaar e Rose, 2004, p185). O primeiro computador electrónico, efectivamente, foi inventado por John Vincent Antanasoff, em 1939 na universidade de Iowa, era composto por modelos funcionais de memória de computador e unidades de processamento de dados (Straubhaar e Rose, 2004, p184).
O Colossus, projecto britânico, surge em 1943 com escopo de decifrar códigos nazistas. A sua criação influenciou a criação do ENIAC em 1946, apesar de não ter tido a oportunidade de participar na segunda guerra mundial, contribui – durante a guerra fria – a completar os cálculos para a primeira bomba de hidrogénio (Straubhaar e Rose, 2004, p185). O Eniac foi o primeiro computador electrónico e digital automático, a sua arquitectura, está mais próxima a dos computadores de hoje. Criado por Eckert e John Mauchly, pesava cerca de 30 mil toneladas, 18 mil válvulas – inventa-se o transitor em 1947 e ocorre a sistemática substituição das válvulas, o que torou as máquinas mais velozes –, realiza 4.500 cálculos por segundo (gadelha 2011). UNIVAC, dos mesmos criadores do ENIAC, foi o primeiro computador comercial bem-sucedido e cobriu o senso americano de 1952 (straubhaar e Rose, 2004 p185). Em 1954, segundo Straubhaar e Rose, a IBM lança o modelo 650, usando tecnologia de cartão perfurado que superou as vendas do UNIVAC. Mais tarde, a IBM dirige as suas atenções para a produção de periféricos, o que gerou muitos lucros, e permitiu a IBM entrar para a concorrência na produção de computadores e seus acessórios.
Conforme consta em Zakon (Apud Persegona 2011) “ em 4 de outubro de 1957, a URSS lança o primeiro satelite artificial da terra, o sputnik”. Em jeito de resposta os EUA criam o ARPA, que dentre muitos objectivos, tinha como principal, estabelecer a liderança no uso da ciência e tecnologias em aplicações militares, que mais tarde deu vida a APRANET (hoje conhecida como internet)
Segundo Gadelha (2011), “em 1974, a Intel projecta o microprocessador – dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central – tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador”. O primeiro computador pessoal foi o Altair, em 1975. Bastante limitado, vinha em forma de kit, assim, os utentes tinham de montar os componentes para formar o computador. A despeito de ser um computador bastante limitado, não deixou de causar fascínio aos amantes da electrónica, por exemplo, William Gates, então calouro em Havard, desenvolveu uma linguagem que permitiria programar funções avançadas no Altair, o que deu em um grande sucesso. O que por sua vez, culminou com a criação da Microsoft Corporation, por Gates e um amigo, levou também a criação do computador Aplle por Steve Jobs e Stephen Wozniak que evoloiu para Aplle II, segunda versão – incluía teclado, uma fonte interna de energia, monitor colorido e um leitor de disco flexível que armazenava dados de computador em disco de plástico flexível (a criação do disco flexível impulsionou o desenvolvimento de mais aplicativos visto que permitia a partilha fácil e rápida de aplicativos entre os utentes de computadores), a terceira fase da produção de computadores pela Aplle foi denominada de Macintosh – laçado em 1984 é um computador de tecnologia avaçanda capaz de lhe dar com som avançado e imagens em movimento (Straubhaar, Rose 2004 p187/188).
O primeiro mause surge em 1972 e 1974, com o Alto, computador desenvolvido pela Xerox PARC, foi o primeiro computador completo com uma arquitectura similar a dos computadores de hoje, porém não era um computador comercial.
Em 1981, surge o PC – computador pessoal, que passou a usar microprocessadores cada vez mais potentes –, um produto da IBM e constituiu um sucesso de vendas ultrapassando as vendas da Apple e de outros computadores pessoais mais antigos, usava o MS-DOS (microsoft opereting system ) um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft.
Segundo Rocio (2011) “a internet foi primeiramente montada em 1969 (na altura chamava-se APRANET) e inicialmente ligava os computadores do departamento de defesa norte-americano”. A “internet” – termo usado pela primeira vez pelo cientista Viton Cerf ao descrever o protocolo TCP – , só foi liberada para o uso público nos meados dos anos 80, foi nessa mesma época onde surgiram os serviços de internet que hoje conhecemos, serviços como protocolos de correio electrónico e transferência de ficheiros. A WWW, ou World Wid Web foi inventada em 1989 pelo físico Tim Barners-lee, com o propósito de trocar mensagens de investigação com a comunidade científica, é o serviço mais familiar da internet e é responsável pela explosão da internet nos anos 90.
Na década de noventa, a Microsoft lança o Windows no mercado de softwares acompanhado de uma linha completa de softwares como pacotes de processadores de textos e planilhas, e estava adptado para o uso de ícones e do mause. Na mesma época é também laçado o Pentium, que é actualmente o processador mais usado em PC (Gadelha 2011).
Outra grande criação dos anos 90 foi a rede de computadores ou redes de áreas locais (LAN), essas redes permitem ligar os computadores pessoais entre si, o que originou o ambiente de rede e a existência de aplicações como correio electrónico. A principal indústria de aplicações LAN nessa época era a Novell Corporation que detinha o monopólio de vendas (Straubhaar e Rose, 2004, p190). Hoje em dia além da rede LAN, adicionam-se ao leque, redes como MAN (metropolitan area network) e a WAN (wide area network), com mesma função divergem apenas em termos de alcance; a internet utiliza uma tipologia tipo bus com uma velocidade de transmissão entre os 10 e 100Mbit/s, funciona com base em protoclos como TCP/IP, UDP, DNS, HTTP, SMTP,FTP,TELNET (Persoana 2011); os computadores usam tecnologia WiFi na transmissão de dados, a fusão das demais tecnlogias com o computador (vidio conferência por exemplo), e fala-se de inteligência artificial em computadores para o tratamento documental em todas suas facetas, principalmente quando se fala de automação e informação de processos, por exemplo, a utilização de SIGB e SGIT, os protocolos MARC no armazenamento e gestão da informação bem como melhorar os sistemas de recuperação de informação, como resultado do contacto entre as TIC e a Ciência da informação.

PERSONA, marcelo filipe; alves Isabel teresa. História da Internet: origens Do E-Governo no Brasil. 2011. Acessado 30 de julho de 2011
GADELHA, Júlia. A evolução dos computadores. Disponivel em (http://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html). Acessado em 30 de julho de 2011
ROCIO, Vitor. Tecnologias da informação e comunicação. Acessado em ‎4‎ de ‎Agosto‎ de ‎2011, ‏‎13:21:18
Comunicação, mídia e tecnologia/ Joseph Straubhaar; Robert La Rose; tradução José Antonio Lacerda Duarte; revisão técnica Luís Guilherme Duarte. – São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário