Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Evolucao das TIC

Introdução
O presente trabalho aborda de forma significativa a evolução das TIC´s no período correspondente ao século XX até actualidade. A comunicação é , e sempre foi uma necessidade e algo presente na vida do ser humano, desde os tempos mais remotos. Aborda a transformações das TIC´s ocorridas nesse mesmo periodo. Define as TIC´s e a presenta a evolução das Telecomunicações, e com maior ênfase para o computador que representa uma grande medida das transformações no âmbito das TIC´s em todas interfaces e em todas áreas de informação e comunicação.
Resulta da consulta bibliográfica e das ferramntas da internet, e as dificuldades encontradas tem a ver com o facto de se equacionar os acontecimentos em fases e períodos em que aconteceram o que levou a recurso em grande medida à internet.
A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação
Conceito deTecnologia
É tudo aquilo que leva alguém a evoluir, a melhorar ou simplificar, isto é, todo processo de aperfeiçoamento.
As Tecnologias de Informação e Comunicação
As tecnologias de Informação e comunicação (TIC) correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres.
O computador
O computador nasceu com a II Guerra Mundial. Após a década de 1920, a expressão mãquina computacional começou a ser usada para se referir a qualquer máquina que realizava o trabalho de um computador profissional.
Os Computadores Pessoais
O tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips, responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos eletrônicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador – dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central – tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador.
Cronologia da Evolução dos computadores
1924 - Nasce a International Business Machines Corporation (IBM), nos Estados Unidos.
1938 - O alemão Konrad Zuse faz o primeiro computador elétrico usando a teoria binária.
1943 - O inglês Alan Turing constrói a primeira geração de computadores modernos,
Que utilizam válvulas.
1944 - O norte-americano Howard Aiken termina o Mark I, o primeiro computador electromecânico.
1946 - O Eletronic Numerical Integrator and Computer (Eniac), primeiro computador electrónico, é criado nos EUA.
1947 - Criação do transistor, substituto da válvula, que permite máquinas mais rápidas.
1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado.
1958 - Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos electrónicos.
1969 - Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet.
1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores.
1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft.
1976 - Lançamento da Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick.
1981 - A IBM o lança seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft.
1983 - A IBM lança o PC-XT, com disco rígido.
1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias.
1984 -- A Apple lança o Macintosh, primeiro computador a utilizar ícones e mouse.
1985 - A Microsoft lança o Windows para o PC, que só obtém sucesso com a versão 3.0
1993-A Intel lança o Pentium.
1999- A Intel lança o Pentium II.
1999 - A Intel lança o Pentium III
2007- O DUAL-CORE. Desenvolvido também pela Intel, o Intel Core 2 Duo consome menos energia e é actualmente o mais avançado processador existente no mercado.

Evolução histórica dos meios de comunicação
É partir de finais da década de 80, que um conjunto de instrumentos de comunicação alterou significativamente o panorama do sistema mediático, e que inclui os satélites de comunicação, as redes informáticas, as emissões de televisão por cabo, os suportes digitais de rádio e TV, a Internet e os seus derivados.
Na área das comunicações e da informação, até os anos 70, já havia avanços no domínio das novas redes de comunicação satélites e do audiovisual de massas, e nas fibras ópticas.

Conclusão
Só para terminar, dizer que das matérias abordadas neste trabalho relacioanadas com a evolução das TIC´s, pode se chegar a conclusão de que o futuro dos computadores ainda é incerto. Alguns acreditam que os processadores quânticos tomarão o lugar dos actuais no futuro; outros, em processadores biológicos que processariam dados como uma máquina viva. Além disso, outras tecnologias como vidro inteligente, e-paper e o advento da nanotecnologia provavelmente revolucionarão novamente nossa interação com os computadores.


Referencias Bibliograficas: http://cultura.Ufpa.br/dicas/net1/cnt-h197.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário