Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução histórica das tecnologias de informação e comunicação

Evolução histórica das tecnologias de informação e comunicação

Desde os primórdios da sociedade o homem sentiu a necessidade de comunicar-se, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento, para tal, ao longo da sua evolução utilizou vários meios desde o simples gesto, símbolos, escrita.

A escrita marca o inicio da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível a um número cada vez mais crescente de pessoais, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.

Uma das características fundamentais das tecnologias de informação, que reflecte a sua importância no mundo contemporâneo, reside no facto de, um único meio electrónico de comunicação suportar todo o tipo de informação possível de digitalizar, o que inclui desde os documentos “tradicionais” documentos de texto a análises matemáticas e financeiras, passando por imagens, áudio e vídeo.

As tecnologias de informação e comunicação surgem como conjunto de conhecimentos reflectidos quer em equipamentos e programas quer na sua criação e utilização a nível pessoal, institucional e empresarial. (Sérgio Sousa, 1997, p.2).

Os primeiros computadores surgiram entre 1949 e 1951, datas entre as quais foram acompanhadas por várias invenções a destacar os seguintes acontecimentos:

1939 - Inicia-se a construção de uma máquina electrónica, resultado da colaboração entre a universidade de Hervard, a IBM e a marinha dos EUA o Harvard Mark I;

1946 – Construído o 1º computador electrónico, na universidade de Pensilvânia, o “Electronic Numerical Integrator and Calculator – ENIAC”. Pesava cerca de 30 toneladas, usava cerca de 18.000 válvulas, que lhe permitiam executar 500 multiplicações e 5.000 adições por segundo. Construído para o exército dos EUA, a sua principal aplicação foi a realização de cálculos balísticos.

1947 – Surge o 1º computador a armazenar internamente um programa – o EDVAC, onde Von Neumaun, deu um contributo fundamental como seu conceito de programa armazenado;

1951 – Surge o 1º computador a ser produzido em serie (48 unidades) utilizando a banda magnética para armazenamento da informação no “Universal Automatic Computer – UNIVAC”.

1989 – Surge a World Wide Web, na Suiça. A internet é uma rede global complexa, que consiste em milhões de redes independentes de computadores, de empresas privadas, entidades governamentais e instituições científicas e educativas.

Em 1973 foi criado um protocolo de comunicações standard, denominado por TCP\IP, que permitiu a comunicação entre redes públicas e privadas, independentemente dos sistemas operativos, do hardware e dos próprios canais de comunicação. No mesmo ano os EUA, a Inglatera e a Noroega efectuaram a primeira conexão internacional da internet.

Com vista a suportar a enorme densidade de tráfego de informação foram preparados canais de comunicação de alta velocidade designados por backhones.

Gerações de computadores

Geração

Período

Componentes

Principais inovações

1946-1957

Válvulas electrónicas

Armazenamento interno surgem os 1º suportes magnéticos (tambor magnético)

1957-1964

Transístores

Linguagens de programação para não especialistas (cobolt, Fortan) utilização do 1º disco magnético

1964-1974

Circuitos integrados

Preocupação com a compatibilidade entre equipamentos, desenvolvimento do tratamento de dados a distância e das comunicações.

1974-1985

Microprocessador circuitos VLSI

Linguagens de programação de Alto Nível(Turbo Pascal,C) a datação da maquina ao utilizador discos magnético de muita capacidade

5º

1985…

Discos ópticos, sistemas multimédia, base de dados relacionais com som e imagem.

Bibliografia:

SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação, FCA, Lisboa, 1997.

Elaborado por: José Pachane

Um comentário:

  1. Durante a elaboração do trablho fiquei maravilhado em saber que o primeiro computador pesava 30 toneladas, comparado com o computador actual de facto verifica-se uma inorme evolução. Tambem fiquei faicinado em conhecer as gerações dos computadores.

    ResponderExcluir