Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Evolução histórica das tecnologias de informação e comunicação nos últimos 45 anos

Foi durante a Segunda Guerra Mundial e no período seguinte que se deram as principais descobertas tecnológicas em eletrônica, o primeiro computador programável e o transistor, fonte da microeletronica, o verdadeiro cerne da revolução da tecnologia da informação no século XX. Porem, só na década de 70 as novas tecnologias da informação difundiram-se amplamente, acelerando seu desenvolvimento sinérgico e convergindo em um novo paradigma.

Pode se dizer que a Revolução da Tecnologia da Informação propriamente dita nasceu na década de 70, principalmente se nela incluir se o surgimento e a difusão paralela da engenharia genética mais ou menos nas mesmas datas e locais. Tecnologias da vida No inicio da década de 70, a combinação genética e a recombinacao do DNA, base tecnológica da engenharia genética, possibilitaram a aplicação de conhecimentos cumulativos. Daí para frente, houve uma corrida para a abertura de empresas comerciais. A primeira Revolução em Tecnologia da Informação concentrou-se nos Estados Unidos, e até certo ponto, na Califórnia nos anos 70, baseando-se nos progressos alcançados nas duas décadas anteriores e sob a influencia de vários fatores institucionais, econômicos e culturais. Mas não se originou de qualquer necessidade preestabelecida.

Foi mais o resultado de indução tecnológica que de determinação pessoal. Ate certo ponto, a disponibilidade de novas tecnologias constituídas como um sistema na década de 70 foi uma base fundamental para o processo de reestruturação socioeconomica dos anos 80.

Nessa epoca surgirem os microprocessadores, e com isso a redução dos computadores (microcomputadores). E o surgimento de linguagens novas de alto-nível e nasceu a transmissão de dados entre computadores através de rede. Surge com VLSI. Inteligência artificial, com altíssima velocidade (com um ou mais núcleos por processadores, grande freqüência e transferência de dados entre os componentes do computador), programas com alto grau de interatividade com o usuário, grande rede mundial (Internet) e que impulsionou mais ainda a informática (grande marco), etc.

Na década de 90, com o surgimento das redes corporativas baseadas em sistemas abertos, tornou-se possível a interligação das diversas tecnologias de redes de computadores e a integração das mesmas com os mainframes e minicomputadores. A padronização proposta pelas redes corporativas permitiu que os diversos computadores se comunicassem independentemente das suas arquiteturas de hardware e software.

As redes corporativas motivaram uma reengenharia das aplicações, que começaram a fazer uso dos recursos de distribuição de dados e de processamento. Este aumento de demanda de tráfego inter-redes estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicação como o Frame-Relay, ISDN ou RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados), ATM (Asynchronous Transfer Mode), VPNs(Virtual Private Network), etc...

O tráfego local também cresceu, levando ao desenvolvimento de tecnologias de redes locais de alta velocidade como o Fast-Ethernet , o GigaBit Ethernet (1000Base-LX) , o ATM em rede local(LATM) e mais recentemente o 10 Gigabit Ethernet.

É a década da Internet que explode em número de usuários.

Ainda nos anos 90 e a primeira década do século XXI pode-se assistir as mudanças estruturais nas redes, onde a Telefonia compartilhará a mesma rede com a Comutação de Dados a alta velocidade e, integrará serviços hoje inéditos ou prestados por redes segregadas, como por exemplo;

- Voz sobre IP

- Videoconferência

- TV interativa

- Ensino à Distância

- Realidade Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário