Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Evolução historica das Tics nos ultimos 45 anos

Ciências da Informação

As TIC"s nas Unidades de Informação

Dr. Horácio Zimba


Históricamente a evolução das tecnólogias de informação e comunicação remota de há muitos anos atrás, mas a finalidade deste comentário é de análisar a evolução das ticʼs nos 45 anos como forma de compreender o seu real impacto no mundo das telecomunicações na chamada sociedade de informação.

Dentre elas pode-se mencionar algumas tecnologias como o surgimento em 1980 no mercado o computador pessoal que espalho-se com muita rapidez pelo mundo invadindo residências e empresas. Nas décadas seguintes o computador evolui ganhando agilidade, versatilidade, ocupando menos espaço, podendo ser transportado com facilidade como é o caso dos notebooks, desenvolve-se vários softwares e a internet disponibiliza uma gama de informações e serviços, e um novo espaço comunicacional, que e proporcionam ao cidadão serviços básicos e simples nomeadamente os correios eletrônicos vulgos e-mail, a realização de comércio, ensino a distância, as transações bancárias entre outros.

Outro avanço no ramo das Ticʼs foi a telefonia móvel ( telemóveis ou telefones celulares) que facilitam a comunicação em qualquer ponto o cidadão estiver sem necessitar de em seu domicílio ou local de trabalho, outro aspecto relevante foi se dúvida o aparecimento das tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons a captura eletrônica ou digitalização de imagens a fotografia digital, vídeo digital o cinema digital (da captação à exibição) o som digital a TV digital e o rádio digital, de salientar que estas duas últimas estão numa fase embrionária em Moçambique e muitos países ao nível do mundo No contexto das redes de telecomunicações assistiu-se certo desenvolvimento de canais de transmissão da informação como os satélites e as fibras óticas que se tornaram mais eficiente e eficaz graças ao progresso tecnológico.

Os satélites permitem a transmissão da televisão espacial, com retransmissão mundial, continental e nacional, assim como as transmissões de telecomunicações via terrestre sobre forma de sons e imagens ao passo que a fibra ótica transporta a informação via terrestre para que a transmissão seja feita em directo e automaticamente.

Conforme Guinchat (1994) um aspecto bastante relevante que tornou possível o desenvolvimento da indústria ou mercado da informação foi o surgimento da telemática que é o campo de aplicação nas unidades de informação que permite ao usuário equipado, acessar fundos documentais distantes para pesquisar informação. Em suma pode-se concluir que as tecnologias de informação e comunicação não são apenas relevantes nas unidades de informação na automação dos processos de trabalho, mas também facilitam ao cidadão na busca de informações a todos os níveis.

Com o advento das Tecnologias da Informação e, mais recentemente da Comunicação, surgem óptimas possibilidades para moldar novos hábitos e influenciar comportamentos profissionais até mesmo sociais. Surgidas no contexto, da Revolução Telemática desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990, elas caracterizam-se por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável o conteúdo da comunicação, por meio da digitalizacão e da comunicacão de redes para a captação, transmissão e distribuição das informações.Mas para a melhor compreensão do termo Ticʼs passa necessariamente por conceituliza-las, como ponto de partida para compreende-las e análisar a sua evolução e o seu impacto actual nas diferentes sociedades mundias nos últimos 45 anos. Conforme Rezende (2000) o termo "Tecnologia da Informação" serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação.

Portanto,

Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC”s) é o conjunto de recursos tecnólogicos e computacionais que garantem a interatividade, dessiminação, disponibilidade e maior facilidade e rapidez de acesso a informação, assim como a integração e automatização de diferentes processos, com a intervenção do cidadão na manipulação e apropriação das mesmas

BIBLIOGRAFIA

REZENDE, Denis A., ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemasde Informação Empresariais. São Paulo: Atlas, 2000.

GUINCHAT, Menou, M . Introdução Geral as Ciências e Técnicas da Informação e Documentação.2ed.Brasilia: Ibict,1994

Hilfe Ferraz

Um comentário:

  1. A tecnologia é um marco forte nos dias atuais. O computador é uma ferramenta muito utilizada como divertimento, como fonte de pesquisa dentre outros aspectos. Partindo dessa realidade, a introdução da informática na educação é necessária para que os alunos possam estar por dentro desse mundo tecnológico. Assim a educação pode ser prazerosa e de grande contribuição para a vida educacional e profissional dos mesmos.

    ResponderExcluir