Sejam Bem Vindos!

Espaço voltado para discussão de aspectos teóricos e praticos da estrutura e funcionamento dos recursos de informação baseadas nas novas mídias; e das implicações inerentes à adopção tecnológica em unidades de informação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A evolução histórica das TIC’S




Estamos a viver a era da informação, onde esta é o recurso principal para a produção do conhecimento. A era da informação é caracterizada pelo grande fluxo de informação e pela existência de ferramentas para fazer a gestão da mesma, designados por tecnologias de informação e comunicação. Nesse contexto, as tecnologias da informação e comunicação adquirem uma importância sem precedentes, invadindo todas as áreas de conhecimento.
Uma das grandes áreas onde as tecnologias de informação e comunicação têm grande presença é nas unidades de informação.

Por que usar as tecnologias de informação e comunicação?
Algumas das razões que levaram à disseminação do uso das TIC´s: Única maneira de fazer determinado trabalho; Melhorar processos internos; Aplicar controles melhores; Reduzir custos; Melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização; Agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

Influência das TIC´s nas unidades de informação

Segundo Mercadante (1995, p. 35): [ . . . ] a introdução da informática, as facilidades de telecomunicações e a aceleração do uso de meios electrónicos no acesso e tratamento da informação mudaram o conceito da biblioteca (hoje são vistas como unidades de informação), criaram necessidades de novas formas de mediação para obtenção e transferência de informação e documentos, e passaram a exigir um profissional com perfil um tanto diferente daquele com o qual se saiu das escolas.
Com sistemas informatizados implantados nas unidades de informação as interacções entre profissionais da informação e usuários também passam por mudanças significativas.
Com a presença das TIC´s em unidades de informação o profissional passa a ser mediador no processo de busca da informação. Nesse sentido, ele pode ser visto como um educador do usuário, ou seja ele é a interface entre o usuário e a informação, sendo um facilitador em seu acesso.
Os usuários podem acessar o acervo e entrar em contacto com o profissional da informação através da internet. A comunidade de usuários, portanto, não se restringe somente ao espaço físico onde a unidade está inserida, como bairros e universidades; ela é formada por qualquer pessoa no mundo que tenha acesso à internet.
O uso das tecnologias de comunicação e informação em unidades de informação trouxe também novas sociabilidades. Conforme alguns autores, os profissionais da informação percebem que o emprego das TIC´s torna os usuários mais autónomos, mas elas não substituem completamente o processo interactivo tradicional da relação face a face entre os profissionais da informação e os usuários. A introdução das novas tecnologias nas actividades das unidades de informação é percebida como facilitadora do trabalho técnico e gerencial realizado pelos profissionais da informação.
A relação dos profissionais da informação com as TIC´s gerou ansiedades, expectativas e novos comportamentos dos profissionais. As unidades de informação equipadas com aparatos tecnológicos dinamizaram e facilitaram o acesso rápido a um número maior de informações, mantendo seu carácter de fomentador da cultura e disseminação do conhecimento.
A mediação das tecnologias de informação e comunicação modificou o processo de interacção entre profissional e usuário. O uso da tecnologia tornou os usuários mais independentes. Todavia, a actuação dos profissionais da informação não foi dispensada, pois este passou a dar treinamento aos usuários sobre o uso das tecnologias aplicado ao sistema de informação.


Bibliografia:

GUIMARAES, Tatiara Paranhos; AMARAL, Sueli Angélica do. Websites de Unidades de Informação como Ferramentas de Comunicação Com seus Públicos. R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 26, 2º sem.2008

http://www.google.pt/#hl=ptPT&q=o+computador&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=5832cffc12428785 (05/08/2011)


LIGIA ZACARIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário